CÉLULAS DE ALIANÇA DE ORAÇÃO
1º PASSO: Cada líder, juntamente com 1 ou 2 timóteos, terão o compromisso de buscar uma pessoa ou família que ainda não tenha uma experiência com Jesus ou, que esteja desviada, e que tenha uma necessidade específica ( enfermidade, conflitos na família, vícios, dificuldades financeiras, etc )
2º PASSO: Estabelecer a Aliança de Oração. Ex.: “Estarei orando por você todos os dias durante 7 semanas. Posso colocar uma fita em seu pulso? Ela será o sinal da Aliança (Compromisso) de Oração, para você se lembrar que estarei orando por você.”
OBS. Uma condição para se estabelecer a aliança, é que a pessoa tem que usar a fita (sinal da aliança) e participar das reuniões das células nos dias e horários marcados. Qualquer desculpa para não ir à célula será considerada como sinal de que não é a hora certa da pessoa. O líder deverá dizer: “ Eu não posso continuar orando por você, porque não pode haver quebra na aliança, se você tirar a fita ou faltar à reunião da célula, será uma quebra da aliança. Sinto muito!”
Outra condição é que deverão ser cortadas todas as outras fitas, correntes ou cordões, quaisquer que sejam, pois será uma aliança de oração consagrada unicamente ao Senhor Jesus. O líder deverá explicar que será utilizado apenas um único símbolo durante a campanha.
A reunião da célula terá a duração de no máximo 1 hora.
3º PASSO: O líder e seus timóteos devem orar diariamente pelas pessoas aliançadas. Nosso objetivo é, em primeiro lugar abençoar as pessoas, manifestando a elas o amor de Deus. Em segundo lugar, queremos conduzi-las a um Encontro transformador com Cristo. Por isso, é importante que todo o processo seja regado com muita oração. Os milagres precisam acontecer! O resultado final disso será a conversão de muitas vidas e a abertura de novas células.
4º PASSO: O Respaldo da Estratégia – Claro que precisamos ter um forte respaldo para que os milagres aconteçam e a colheita seja abundante:
v TORRE DE ORAÇÃO: Uma equipe de intercessores orando sistematicamente 24 horas por dia pelas vidas que estiverem na aliança (líderes e convidados).
v AMBIENTE PREPARADO NA IGREJA: Como as pessoas serão desafiadas durante o processo a irem à Igreja, é importante que a Igreja esteja pronta para acolhê-las com carinho e interesse. Quando um visitante chegar com a “fitinha” no braço, deve ser cercado pela atenção de todos e deve haver intensa intercessão em torno de seu desafio. Afinal, ele estará ali para a Celebração de sua Aliança. O objetivo da Celebração da Aliança é fortalecer o desafio de sua ida ao Encontro com Deus. Será um Culto Especial na semana anterior do Encontro, com teatro, louvor, coreografia, adoração, palavra e atos proféticos, e no final a consolidação e inscrição para o Encontro com Deus.
v O ENCONTRO COM DEUS: A última fita será cortada no Encontro. Após ter participado das 7 ministrações da Aliança de Oração. O Encontro será um marco na vida do novo discípulo. Primeiro, ele concluiu com sucesso a sua aliança de Oração; e segundo, ele começará um novo processo em sua vida e será agora um líder (timóteo) que fará a mesma aliança com outras pessoas.
5º PASSO: Após o Encontro, esses novos líderes serão encaminhados ao PÓS-ENCONTRO e à ESCOLA DE LÍDERES, e farão parte de uma CÉLULA DE DISCIPULADO. A Célula de Discipulado é uma Célula com os líderes de Células de Aliança de Oração ( Células de Multiplicação ).
MENSAGENS E MINISTRAÇÕES:
1ª SEMANA – ATO PROFÉTICO
Na Bíblia encontramos centenas de atos proféticos ordenados por Deus para os mais variados propósitos. Eles foram realizados por reis, sacerdotes, profetas. Até mesmo Jesus e os apóstolos os fizeram. Os Atos proféticos demarcam posição nas dimensões espirituais, a partir das dimensões físicas. Vejamos alguns exemplos:
ATO PROFÉTICO DO SACRIFÍCIO: (Gn.4:1-5) Abel e Caim foram oferecer sacrifícios a Deus. Abel apresentou um animal em sacrifício, como ato de adoração, e o Senhor aceitou sua oferta. Caim ofereceu uma oferta do fruto da terra, mas isso não agradou a Deus. O motivo da aceitação de um e recusa do outro foi a fé (Hb.11.4). Abel creu que a pena do pecado é a morte e, por fé, ofereceu uma ovelha como um ato profético, derramando o sangue como pagamento pelo pecado. Caim ofereceu um sacrifício sem significado, sem fé.
ATO PROFÉTICO DO LIVRAMENTO: (Ex.12.13) “ O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.” Este ato profético representou o sacrifício de Cristo, chamado de “ O Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo. (Jo. 1.29)
ATO PROFÉTICO DA CONSAGRAÇÃO: Para obter força pelo poder da presença de Deus, o menino Sansão será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe. (Jz.13.5). Nazireu era a pessoa consagrada a Deus por um voto especial.
ATOS PROFÉTICOS DE CURA: Jesus cuspiu na língua do surdo e mudo e tocou com os dedos em seus ouvidos para curá-lo (Mc.7.32-33) Por que Jesus simplesmente não ordenou que ficasse curado? O ato despertou a fé do homem. Em outra ocasião, Jesus cuspiu, fez barro e passou nos olhos do cego. Em seguida, Jesus mandou que ele fosse e se lavasse. Ele foi curado. (Jo. 9.10-11)
ATO PROFÉTICO DA PROVISÃO: Nossos dízimos e ofertas são atos proféticos com os quais profetizamos confiança total na provisão que Deus nos dará conforme prometeu aos que são fiéis. (Ml.3.10)
ATO PROFÉTICO DA SALVAÇÃO: Pela entrega da sua vida a Deus, por meio de Jesus Cristo, você será salvo. A entrega da sua vida a Deus deve ser feita com uma confissão em voz alta, em sinal de arrependimento e fé. (Rm.10.9-10)
A troca das fitas ( a cada semana ) será o nosso ato profético. Será um sinal da nossa fé e esperança da intervenção sobrenatural de Deus, enquanto pedimos em oração, crendo no nome de Jesus. Neste ato estabeleceremos uma ALIANÇA DE ORAÇÃO.
1) Faça a Oração forte do Ato Profético ministrando a benção de Deus para a aliança de oração. Ex.: “ Senhor Jesus, eu creio no que foi ministrado. Por isso, entro a ti a minha vida e te recebo como meu Senhor e Salvador. Faço hoje uma aliança contigo. Peço que o Senhor me abençoe. Amém!”
2) O ato profético do corte de toda e qualquer fita que o convidado tiver deverá ser seguido das palavras: Ex.:“ Eu declaro, em nome de Jesus, que estão desatadas todas as amarras na sua vida.”
3) Em seguida será colocada uma FITA VERDE, acompanhada das seguintes palavras: Ex.: “ Esta fita é o ato profético para uma campanha de oração abençoada. Lembre-se de que eu estarei orando diariamente por você!”
4) Todos devem repetir: “ Eu declaro, pela fé em Jesus, que esta aliança de oração será muito abençoada!”
5) Entregue uma copia do DEVOCIONAL para o aliançados, e explique que os mesmos foram preparados para ajudá-los nesta Aliança de Oração.
ATENÇÃO: O líder e timóteos devem orar diariamente por seus aliançados. Também devem manter contato durante a semana para lembrá-los que estão recebendo cobertura de oração e da necessidade de estarem na próxima reunião onde receberão a ORAÇÃO FORTE DA VITÓRIA, para que não haja quebra
2ª SEMANA – VITÓRIA
ü Quando Deus escolhe uma pessoa para abençoar, Ele abençoa e pronto.
ü Somos capazes de criar computadores e programas incríveis, que podem ser acessados por milhões de pessoas ao mesmo tempo através da Internet. Podemos nos comunicar com o planeta inteiro por meio de rádio, TV, telefone, tudo via satélite. Criamos máquinas e robôs que executam várias tarefas. Por que, então, não crer que o Deus que nos criou é capaz de ter o controle sobre todas as situações? Por que não crer que Ele é capaz de nos reprogramar, mudando completamente nossa maneira de ser, pensar e agir? Deus pode, mas só agirá na sua vida para reprogramá-lo se você aceitar. Deus é soberano, e isso é o suficiente! Ele nos escolheu para nos abençoar, por isso estamos aqui.
ü Qual é a imagem que você tem de si próprio? Você acha possível que Deus te abençoe e que venha a te usar com grande poder?
ü Houve um homem, cujo nome era Gideão. Deus o escolheu para o abençoar e, por meio dele, abençoar também a sua nação. Gideão era medroso, pois tinha uma imagem fraca de si mesmo. Ele se julgava o menor na casa de seu pai, uma família humilde: “a mais pobre em Manasses” (Jz.6.15).
ü Para piorar sua baixa auto-estima, seu povo vivia oprimido e escravizado pelo povo midianita e outros povos vizinhos. Eles roubavam tudo o que Gideão e o seu povo plantavam e criavam. Esses inimigos vinham “como gafanhotos” devastando tudo (Jz. 6.5).
ü Deus chamou Gideão para ser o instrumento de transformação dessa realidade. Deus o chamou para um Aliança de Vitória. Mas, para vencer os inimigos externos, ele teve que enfrentar primeiro os inimigos internos.
ü A primeira vitória teve que ser em seu coração e em sua mente. Deus queria levantar Gideão para a vitória contra os midianitas, mas, primeiro, Deus teve que mudar a auto-imagem que Gideão tinha de si mesmo. Quando Deus chamava Gideão de “homem valente”, ele respondia que era fraco e insignificante. A visão de Deus teve que ser plantada no coração de Gideão. Para isso, Deus lhe deu uma nova palavra profética: “Vai nessa tua força, homem valente.” E Deus reforçou sua palavra na mente de Gideão até que ele creu e partiu com uma atitude de vitória. Para cada um de seus medos e incertezas, Deus mostrava sinais visíveis da sua fidelidade e desfazia seus medos. (Jz.6.36-40)
ü Um outro problema na vida de Gideão era a sua fé dividida. Em sua casa, havia um altar estranho que não glorificava a Deus. Por isso, Deus desafiou Gideão a desfazer esse altar, livrar-se completamente dele. Gideão creu e obedeceu! Ele se colocou debaixo da vontade e do cuidado exclusivos de Deus. (Jz.6.22-26)
ü Os mididianitas e seus aliados eram milhares, cerca de 135 mil homens. Gideão com apenas 300 valentes avançou contra seus inimigos e Deus entregou a vitória em suas mãos (Jz.8.10-11) . Você não precisa de tudo o que pensa ser necessário para conquistar sua vitória, você precisa apenas do que Deus diz. A vitória de Gideão aconteceu primeiro dentro dele. Hoje sua vitória começa dentro de você. Vitória sobre seus medos, suas incertezas, suas fraquezas. Deus te chamou. Você está aqui porque você tem valor. Ouça a voz de Deus e deixe Ele transformar sua mente, a visão que você tem de si mesmo e da situação ao seu redor. Deus vai lhe mostrar que Ele dá a vitória em suas mãos. Você é um valente de Deus. Creia!
Desafio: Hoje Deus vai te levantar para ser um vencedor! Ele quer que você entre a partir de agora nessa nova dimensão de fé. Eu vou orar por você e Deus vai mudar a sua sorte, perdoar os seus pecados e restaurar a sua imagem de vencedor.
1) Fazer a oração forte da vitória declarando a benção de Deus para entrar numa semana de vitória. Ex.: “Senhor, queremos ter a nossa auto-estima restaurada para poder alcançar a vitória que o Senhor tem para nós. Eu creio na tua Palavra e recebo a restauração da milha auto-estima, em nome de Jesus.”
2) O ato profético do corte da fita verde deverá ser acompanhado das seguintes palavras: Ex.:
“ Eu declaro que está liberada a benção da vitória sobre a sua vida. E todas a amarras que ainda estão sobre a sua vida, são desatadas em nome de Jesus.”
3) Em seguida será colocada uma nova FITA VERDE, acompanhada das seguintes palavras: Ex.: “ Agora você está sendo ligado no céu para receber cobertura de oração para a VITÓRIA.”
4) Todos devem declarar: “ Eu recebo, pela fé em Jesus, a benção da vitória sobre a minha vida!”
5) Entregue uma copia do DEVOCIONAL 2 para o aliançados, e faça a conferência do DEVOCIONAL 1. Repita que os devocionais foram preparados para ajuda-lo nesta aliança de oração.
ATENÇÃO: O líder (e timóteo) deve manter contato durante a semana, descobrindo se há algum testemunho de benção alcançada. Deve ressaltar o propósito da aliança que não deve ser quebrada, e que a próxima reunião será para a ORAÇÃO FORTE DA CONQUISTA.
Ex.: “E aí, (nome da pessoa)?! Como estão as coisas? Tenho orado por você todos os dias. Assim que você tiver uma resposta dos seus pedidos me avise. Semana que vem estaremos de novo na célula para a ORAÇÃO FORTE DA CONQUISTA! . É fundamental que você esteja lá, para não quebrar a Aliança. Um abraço. Que Deus continue lhe abençoando.”
3ª SEMANA - CONQUISTA
A estratégia dos leões para devorar as zebras é a seguinte: primeiro avançam contra a manada, que se põe em fuga. Então, escolhem uma das zebras mais velhas, ou das mais jovens, ou, ainda, uma que esteja doente. Em seguida, os leões isolam a zebra do grupo até que ela fique só e frágil. Por fim, matam e devoram a zebra. Se, em vez de fugir, as zebras se juntassem e corressem contra os leões, estes é que fugiriam para não serem atropelados.
Alguém já disse: “O mal só triunfará se os homens de bem não fizerem nada.”
Você já se perguntou sobre o porquê da sua existência? A Bíblia diz que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, para uma vida de vitória. Porém a vitória só pode ser consolidada quando conquistamos. Conquistar é: tomar pela força de armas, adquirir, alcançar, ganhar, ser correspondido.
O projeto de Deus para nós é que sejamos mais que vencedores, ou seja, conquistadores! O que precisamos para sermos conquistadores? Vejamos a história de um conquistador: Dt.31.1-8 “Prosseguindo Moisés, falou ainda estas palavras a todo o Israel, dizendo-lhes: Cento e vinte anos tenho eu hoje. Já não posso mais sair e entrar; e o Senhor me disse: Não passarás este Jordão. O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas. Josué passará adiante de ti, como o Senhor disse. E o Senhor lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, aos quais destruiu. Quando, pois, o Senhor vo-los entregar, fareis com eles conforme todo o mandamento que vos tenho ordenado. Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará. Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la. O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.”
Moisés foi um líder levantado por Deus e foi cheio de poder (Ex.3.1-10). Ele conseguiu tirar três milhões de pessoas do Egito. O Faraó teve que se curvar diante do poder de Deus dado a Moisés. Durante 40 anos ele foi um líder firme, mas havia chegado a hora de passar a liderança, porque Deus lhe mostrou que o recolheria ao céu. Imagine o que significava para Josué substituir Moisés, um líder de sucesso, uma pessoa vencedora! Era uma tarefa assustador, por isso Moisés lhe deu o caminho: “Sê forte e corajoso”. A força viria de sua decisão de permanecer debaixo do governo de Deus e a coragem viria da fé e confiança nas promessas e fidelidade de Deus. A coragem de Josué não viria pela ausência de medo, mas sim pela dependência em Deus. O medo seria controlado pela fé; a fé em Deus e em suas promessas o levaria a agir corajosamente.
“
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Para lutar e conquistar precisamos de armas. Quais são as nossas armas para a conquista?
“Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz,tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.” O que devemos fazer depois de alcançar a vitória?
Devemos consolidá-la, conquistar, tomar posse. Vencido o inimigo, o território tem que ser dominado, conquistado e demarcado. Devemos manter o controle e o governo sobre ele, permanecendo fiéis a vontade de Deus. Ef.6.13-1813 (Js.1.7,8)
Devemos consolidá-la, conquistar, tomar posse. Vencido o inimigo, o território tem que ser dominado, conquistado e demarcado. Devemos manter o controle e o governo sobre ele, permanecendo fiéis a vontade de Deus. Ef.6.13-1813 (Js.1.7,8)
Hoje, devemos nos firmar na Palavra de Deus dia e noite; devemos meditar nela, profetizá-la e deixar-nos guiar por ela. Se as nossas ações estiverem de acordo com a Palavra de Deus, o resultado será o sucesso da conquista.
Desafio.: Hoje Deus quer fazer de você mais que um vencedor, quer transforma-lo em conquistador. O projeto de Deus é de vitória e conquista, tanto espiritual quanto física e material. Vou orar pedindo a Deus que perdoe o nosso pecado, restaure a nossa identidade de filhos de Deus conquistadores!
) Todos devem repetir: “ Eu recebo, pela fé em Jesus, a bênção da conquista na minha vida!”Reserve de 10 a 15 minutos para conferir o DEVOCIONAL ANTERIOR, e entregue o DEVOCIONAL 3.) Em seguida será colocada a FITA AMARELA acompanhada das seguintes palavras:) O ato profético do corte da fita verde deverá ser acompanhado das seguintes palavras:
1) Fazer a oração forte da conquista para entrar na semana da conquista.
Ex.: “Senhor, nós queremos ser mais que vencedores, queremos ser conquistadores. Jesus, derrama sobre nós o seu poder e faz de cada um de nós um conquistador.”
2
Ex.: “ Eu declaro, em nome de Jesus, que tudo que impedia você de ser conquistador, cairá por terra agora. Você será um conquistador e receberá muito mais de Deus em sua vida!”
3
EX.: “Na semana passada você recebeu a oração da VITÓRIA. Agora, está recebendo uma oração e uma unção de CONQUISTA. A partir de agora você vai passar a orar junto comigo, pois está é a sua causa, pela qual você vai lutar e vais conquistar. Amém?!”
4
5)
4ª SEMANA - CÉUS ABERTOS
Deus escolheu Jacó para abençoar! O projeto de Deus era fazer de Jacó o pai de uma poderosa nação sacerdotal chamada Israel.
“
Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor. Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço. Cumpridos que foram os dias para ela dar à luz, eis que havia gêmeos no seu ventre. Saiu o primeiro, ruivo, todo ele como um vestido de pelo; e chamaram-lhe Esaú. Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz“. Gn.25.21-26 Jacó, porém, cresceu vendo uma barreira em sua vida, justamente o seu irmão gêmeo Esaú, que era o mais velho ( a diferença entre eles era de apenas alguns minutos). Na antiguidade, a benção passava do pai para o filho mais velho, que recebia a maior parte da herança e o direito de ser o chefe da família. Por isso, Esaú seria o mais privilegiado, o que incomodava muito a Jacó, que não se conformava com o segundo lugar.
Deus havia planejado uma benção para Jacó e também outra para Esaú. Jacó receberia o melhor de Deus, pois Deus o havia escolhido para o abençoar. Mas, em vez de confiar na promessa de Deus, Jacó passou a vida tentando dar um jeito de tomar o direito de seu irmão. Jacó enganou seu pai para “conseguir” a benção, mas isso custou o ódio de seu irmão Esaú. Com medo, Jacó fugiu sem nada.
È interessante notar que tudo o que Jacó tinha ao nascer foi o que conseguiu levar ao fugir da fúria de seu irmão: a promessa de benção da parte de Deus.
Durante sua fuga, Jacó recebeu uma visão de Deus: ele viu que os céus estavam abertos para ele.
“Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã; e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir. Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado. Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” Gn.28.10-17
Só na hora da fuga é que Jacó descobriu a presença de Deus no lugar que este já havia dado ao seu pai e ao seu avô. Que atraso Jacó causou a si próprio por ter ignorado o testemunho de seu pai, as experiências de fé de seu avó e as promessas de Deus feitas sobre ele à sua mãe! A conduta errada de Jacó o precipitou numa jornada de décadas de lutas e sofrimentos antes que pudesse voltar ao lugar que Deus lhe daria por herança, a terra que fora prometida a seu pai (Isaque) e a seu avô (Abraão).Jacó plantou engano e esperteza, e colheu anos de mentiras e falsidades. Somente anos mais tarde, é que ele voltou, fez a paz com o seu irmão e prosperou na terra da promessa, não mais pelas suas estratégias pessoais, mas porque Deus lhe abriu os céus com bênçãos sobrenaturais para ele. Será que valeu a pena correr tanto atrás das palavras de bênçãos de seu pai Isaque, enganando-o e suscitando o ódio de seu irmão? Deus já havia liberado a bênção a seu favor, mas ele não creu.
Hoje o que Deus tem para você são promessas, e quanto antes você entrar na dimensão da fé mais cedo experimentará o cumprimento delas em sua vida. Pare de tentar conquistar o seu direito pela força dos seus braços ou pelas suas estratégias e esperteza. Isso só vai atrasar o cumprimento das promessas de Deus em sua vida.
Deus já abriu os céus pra você, Ele enviou Jesus, o Seu próprio filho unigênito. Receba o presente de Deus, Jesus é a porta para a sua entrada no sobrenatural das promessas de Deus.
Desafio: Hoje vamos nos entregar a Deus e vamos entrar no sobrenatural de suas promessas, pois os céus estão abertos. Vamos orar, confessando que somos pecadores e que precisamos do perdão de Deus. Vamos pedir transformação do nosso caráter enganador para caráter de filho de Deus. Se você quiser, repita comigo esta oração de entrega.1) Fazer a oração forte dos Céus Abertos e da entrega:
Ex.: “ Senhor Jesus, eu peço que o Senhor abra os céus sobre mim. Para isso, entrego a ti a minha vida e te recebo como meu Senhor e Salvador. Faço hoje uma aliança contigo. Peço que o Senhor me abençoe. Amém.”
2) O ato profético do corte da fita amarela deverá ser acompanhado das seguintes palavras: Ex.: “Eu declaro, em nome de Jesus, que os céus estarão abertos sobre a sua vida porque tudo que impedia a sua benção vai cair por terra agora que você se entregou a Cristo em Aliança”.
3) Em seguida será colocada a FITA AZUL acompanhada das seguintes palavras:
Ex.: “A partir de agora e pelas próximas semanas, você verá os céus abertos sobre sua vida”.
4) Todos devem repetir: “Eu recebo, pela fé em Jesus, a benção dos céus abertos sobre a minha vida!”
5) Incentive seu novo discípulo a continuar fazendo a ORAÇÃO DE JABEZ e o DEVOCIONAL . Entregue a cópia do DEVOCIONAL 4 e confira o nº 3.
6) Fale algo sobre o ENCONTRO para que os aliançados comecem a pensar sobre o assunto. Ex.: “No próximo mês teremos um ENCONTRO COM DEUS, e assim como aconteceu na vida de Jacó após ter um Encontro com Deus, assim também este ENCONTRO vai ser uma porta para entrarmos no sobrenatural das bençãos de Deus.”
7) Não esqueça de manter contato durante a semana para descobrir novos testemunhos de céus abertos.
8) Encoraje-o a prosseguir na aliança de oração.
5ª SEMANA – PONTO DE CONTATO
Existem lugares que, por si só, expressam sua finalidade e para onde as pessoas vão com um propósito definido. Existem lugares de benção e lugares de maldição.
Um hotel é o lugar para onde as pessoas vão a fim de se hospedar nas férias ou em viagens de negócios. Ao restaurante, vamos com o propósito de comer. O supermercado e o shopping é para onde vamos a fim de fazer compras. A igreja (templo) é o lugar onde vamos procurando contatar a Deus, cultuando e orando. Por outro lado, outros vão ao boteco, por exemplo, para beber. Outros vão às “bocas” para adquirir drogas, etc. Essas pessoas vão encontrar benção ou maldição?
Na ministração CÉUS ABERTOS, vimos que Jacó teve um ENCONTRO COM DEUS quando fugia da casa de seu pai, após ter se apropriado do direito de seu irmão. Jacó experimentou o sobrenatural, viu os céus abertos e os anjos que desciam e subiam, também ouviu a voz de Deus, que lhe fez promessas de prosperidade. Deus fez contato com Jacó e Jacó fez uma aliança com Deus lhe prometendo o Dízimo de tudo.
“Ao acordar Jacó do seu sono, disse: Realmente o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Jacó levantou-se de manhã cedo, tomou a pedra que pusera debaixo da cabeça, e a pôs como coluna; e derramou-lhe azeite em cima. E chamou aquele lugar Betel; e disse: esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gn.28.16-19,22)
Betel (que significa Casa de Deus) é o lugar do Ponto de Contato entre Jacó e Deus. Naquele local, posteriormente, foi construído o Templo, a Casa de Deus, o lugar de oração, de ofertas e de sacrifícios. Até hoje milhares de pessoas oram neste lugar, em Jerusalém, no Muro das Lamentações, pois este é o marco do ponto de contato de Deus com Jacó (Israel). Orar ali é especial!
Quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! A minha alma suspira! sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração os caminhos altos. Passando pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos. Vão sempre aumentando de força; cada um deles aparece perante Deus em Sião. Senhor Deus dos exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.0 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade. Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Ó Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. (Salmo 84)
Orar, adorar e cultuar a Deus no templo é ir ao melhor lugar para estabelecer contato com Deus. Deus é Espírito e se estivermos em espírito, em nome de Jesus, podemos contata-lo de qualquer lugar, mas a Casa de Deus é o marco da presença de Deus aqui; é o local certo para a finalidade de contato com o Senhor.
Por exemplo, o lugar do templo onde se reúne nossa igreja foi consagrado e ungido para contato com Deus, por isso um dia no lugar consagrado vale mais do que mil dias em outro lugar. Uma hora de oração no templo vale mais do que mil horas em qualquer outro lugar. Eu oro em todo tempo e lugar, mas quando preciso de uma resposta urgente, o melhor lugar para estar é no templo onde eu congrego. Deus sempre me responde quando vou ao lugar separado para ponto de contato.
Nós também somos o templo do Espírito Santo, somos a casa de Deus, somos ponto de contato com Deus. (I Co.6.19)
Desafio: Marcar um dia para estarmos juntos na Casa de Deus e orarmos juntos pelo seu propósito, pedindo a benção de Deus para prosperarmos em nossos caminhos. (Domingo, 13/02/2011 às 19:00h)
1) Fazer a oração forte do Ponto de Contato:
Ex.: “Senhor, Eu quero ser um ponto de contato contigo. Eu quero ser um templo do Espírito Santo. Quero que o Senhor habite em mim. Peço a tua benção para prosperar a minha vida. Quero ser um discípulo de Jesus Cristo. Amém!”
2) O Ato profético do corte da fita azul deverá ser acompanhado das seguintes palavras:
Ex.: “Eu declaro, em nome de Jesus, que estão cortadas todas as amarras espirituais que impediam você de ser um ponto de contato com Deus.”
3) Em seguida será colocada a FITA AZUL MARINHO acompanhada das seguintes palavras:
Ex.: “Eu declaro, em nome de Jesus que o sobrenatural de Deus já faz parte da sua vida, pois você é o templo do Espírito Santo, é o ponto de Contato com Deus. Esta Fita AZUL MARINHO tem o sentido profético de intensificar ainda mais a sua fé e o seu contato com o céu e o sobrenatural de Deus.”
4) Todos devem repetir: ”Eu sou o templo do Espírito Santo de Deus. Eu sou um ponto de contato com Deus.”
5) Além da oração de JABEZ, os discípulos aliançados devem também fazer o DEVOCIONAL. Entregue o DEVOCIONAL 5 e confira o nº4.
6) É importante manter contato durante a semana para descobrir novos testemunhos e encoraja-los a prosseguir na Aliança. Esta é uma semana muito especial, pois devem ser lembrados e preparados para a CELEBRAÇÃO DAS ALIANÇAS NO CULTO DE DOMINGO À NOITE. Declare palavra de bênçãos sobre eles.
7) Deixem que saibam que você tem investido um tempo de oração por eles. Também diga a eles para orarem uns pelos outros.
6ª SEMANA – MORIÁ
Hoje vamos iniciar o primeiro passo no SOBRENATURAL DE DEUS. Mas, o que é andar no sobrenatural de Deus? Alguns diriam que é ver um caminho aberto no meio do mar; outros, que é andar sobre o mar. Vamos seguir os passos de um homem que andou no sobrenatural de Deus: Abraão.
Abraão tinha a sua vida pronta aos 75 anos de idade. Era um homem vivido, rico, bem casado, respeitado e, além disso, temia a Deus. Deus lhe mandou sair de sua terra e do meio da sua parentela para ir a uma terra que Deus lhe mostraria durante a caminhada. Abraão creu nas promessas que Deus lhe fez e obedeceu, e se lançou nos sonhos e projetos de Deus. Dentre eles, havia a promessa de que ele teria uma descendência numerosa e uma terra para sua possessão perpétua.
Foi uma caminhada de VITÓRIAS e CONQUISTAS, onde ele sempre viu os CÉUS ABERTOS e as promessas de Deus se cumprindo. A dimensão do sobrenatural de Deus veio até ele, e ele agarrou a oportunidade, crendo, obedecendo e se direcionando rumo a ela.
· Deus lhe havia prometido uma terra, e ela agora estava lá, diante dos seus olhos;
· Deus havia lhe prometido um filho, e ele estava lá, crescendo cheio de vida e força (nasceu quando Abraão tinha 100 anos e sua mulher cerca de 90);
· Deus havia lhe prometido vitória sobre os seus inimigos, e ele a obteve. A terra estava demarcada.
Mas, chegou a hora de entrar 100% no sobrenatural de Deus, a hora da verdade em sua vida. Foi quando Deus lhe fez um grande desafio:
“Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.” (Gn.22.2) [ Holocausto era o sacrifício em que se queimava um animal a Deus como sinal de arrependimento, para pagamento de pecados o em sinal de renúncia da própria vontade em favor da vontade de Deus].
O que Deus está pedindo? Isso não era contra tudo o que Ele próprio havia prometido? O que Deus queria? Ele queria os sonhos, os projetos, a esperança, a riqueza, o coração, a paixão, a vida de Abraão em sacrifício. (representados no seu filho Isaque).
O sobrenatural só tem valor quando andamos 100% na vontade de Deus, e estamos dispostos a compartilhar e sacrificar. Não há valor quando guardamos o sobrenatural só para nós.
Uma semente para germinar precisa antes ser enterrada, ou seja, precisa passar pela experiência da morte. Deus queria que a semente de Abraão germinasse. Deus queria que Abraão vivesse 100% no sobrenatural de Deus, mas ele precisava se dispor a sacrificar e ir até a morte.
Hoje Deus quer operar o sobrenatural em você, mas para você alcançar o total de Deus, você precisa entregar o seu total a Ele, 100% da sua vida. “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” João 12.24
“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” Mateus 10.37-39
A fronteira entre o natural e o sobrenatural é ultrapassada quando aceitamos sacrificar os nossos sonhos e projetos, para tomar posse do projeto de Deus, acatando sua vontade 100%.
No sacrifício de Isaque, Deus estava mostrando a Abraão que tudo o que Ele estava lhe dando era bom, mas não era só para ele ou só para o seu tempo. Deus queria ir além, atravessar os séculos e alcançar todas as gerações. Hoje nós somos alcançados pela fé de Abraão, pois, de sua descendência, nasceu o Messias, Jesus, o Filho de Deus. Deus providenciou um cordeiro para morrer em lugar de Isaque, mas por causa da fé de Abraão, Jesus – o seu descendente – não foi poupado, morreu em meu e em seu lugar!
Desafio: Até agora cuidamos de seus interesses, oramos pelas suas vitórias, pelas suas conquistas, para que os céus estejam abertos sobre você. Tudo isso é bom, mas você precisa ir além. È tempo de caminhar no sobrenatural de Deus. Você estaria disposto a servir a um propósito maior que você mesmo? Sacrifique o seu Isaque e recebe o presente sobrenatural de Deus.
3) Em seguida será colocada a primeira FITA BRANCA acompanhada das seguintes palavras:
Ex.: “ A entrega é o primeiro passo para o sobrenatural. Continue firme nesta Aliança de Oração e prepare-se para um Encontro Sobrenatural com Deus.!”
6) Durante as próximas semanas você deve redobrar sua cobertura de oração sobre seus discípulos e manter contatos com ele para encoraja-lo e também descobrir novos testemunhos de bênçãos. Lembre-se: estamos preparando os aliançados para uma vida totalmente integrada no Reino de Deus, conduzindo-o a uma transição de seu próprio interesse ao centro do interesse e da vontade de Deus.
7) Entregue o DEVOCIONAL 6 e confira juntamente com seu discípulo a DEVOCIONAL Nº 5. Incentive-o a continuar fazendo a Oração de Jabez.
1) Fazer a oração de Moriá, a oração de entrega do Isaque, entregando a própria vida a Deus.
Ex.: “Deus eu entrego a minha vida a ti, entrego meus sonhos, projetos, minha esperança, meu coração, minha paixão, entrego o meu Isaque a ti.”
2) O ato profético do corte da fita azul-marinho deverá ser acompanhado das seguintes palavras: Ex.: Eu declaro e confesso a Jesus como meu ponto de contato com Deus. Também elejo o Templo como minha Betel, a Casa de Deus, que me trará uma total cobertura de oração.”3) Em seguida será colocada a primeira FITA BRANCA acompanhada das seguintes palavras:
Ex.: “ A entrega é o primeiro passo para o sobrenatural. Continue firme nesta Aliança de Oração e prepare-se para um Encontro Sobrenatural com Deus.!”
4) Todos devem repetir: “EU ENTREGO A TI A MINHA VIDA E O MEU ISAQUE. PELA FÉ, EU RECEBO A BENÇÃO DE MORIÁ.”
5) O líder deve orientar o discípulo a se preparar para o ENCONTRO COM DEUS. Lembre-o que o Encontro será um momento marcante e de grande impacto em sua vida. Será também a conclusão com sucesso da Campanha da Aliança de Oração.6) Durante as próximas semanas você deve redobrar sua cobertura de oração sobre seus discípulos e manter contatos com ele para encoraja-lo e também descobrir novos testemunhos de bênçãos. Lembre-se: estamos preparando os aliançados para uma vida totalmente integrada no Reino de Deus, conduzindo-o a uma transição de seu próprio interesse ao centro do interesse e da vontade de Deus.
7) Entregue o DEVOCIONAL 6 e confira juntamente com seu discípulo a DEVOCIONAL Nº 5. Incentive-o a continuar fazendo a Oração de Jabez.
7ª SEMANA - SUBINDO AO MONTE
Jesus sempre foi seguido por três tipos de pessoas, que podem ser classificadas em : multidão, ovelhas e discípulos.
A multidão é composta por curiosos. Eles não se identificam com Jesus. São apenas expectadores que se aproximam para ver algum milagre; se o que ouviram falar é verdade. Quem faz parte da multidão sempre fica a uma distância segura, sem se comprometer, sem criar vínculos, sem fazer aliança.
As ovelhas são as pessoas que se deixam envolver, que reconhecem a voz, o cuidado e a orientação de Jesus sobre suas vidas. São aqueles que buscam e recebem cuidado, proteção e cobertura espiritual por meio da Igreja.
Os discípulos são os que se identificam completamente com Jesus, pois buscam ter o que Ele tinha, ser como Ele era, andar como Ele andou, servir como Ele serviu, cumprindo, dessa forma, a vontade do Pai.O 2º passo no sobrenatural é o ENCONTRO que Jesus preparou para todos os que têm uma aliança com Ele. Você já tem uma aliança com Jesus? ( Ministrador: Ore com aqueles que queiram firmar uma aliança com Jesus, que não estiveram na Celebração da Aliança, e depois continue a ministração).
Você que firmou uma aliança com Jesus deixou de ser multidão, tornou-se uma ovelha. Hoje, porém, você recebe um desafio de se tornar um discípulo de Jesus.
Jesus tomou consigo três dos seus discípulos: Pedro, Tiago e João. Juntos, foram a um lugar separado. Subiram um monte para se encontrarem com o Pai em oração. Ali, no alto do monte Jesus se transfigurou e os seus discípulos o viram em glória. Os três discípulos ficaram tão impactados com a glória de Deus manifestada que pediram para permanecerem ali.
“Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém. Ora, Pedro e os que estavam com ele se haviam deixado vencer pelo sono; despertando, porém, viram a sua glória e os dois varões que estavam com ele. E, quando estes se apartavam dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é estarmos nós aqui: façamos, pois, três cabanas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia. Enquanto ele ainda falava, veio uma nuvem que os cobriu; e se atemorizaram ao entrarem na nuvem. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.” (Lucas 9.28-35)
Depois do Encontro Sobrenatural com Deus, onde tiveram uma visão de Moisés e Elias conversando com Jesus, os discípulos nunca mais foram os mesmos, pois testemunharam o Poder de Deus. O monte alto foi o lugar onde viram a revelação de Deus em Jesus; foi o lugar de intimidade entre o passado ( Moisés e Elias), o presente (Jesus), e o futuro ( a Igreja representada por Pedro, Tiago e João).
Hoje Jesus quer te levar ao monte, ou seja, ao ENCONTRO COM DEUS. O lugar do ENCONTRO é o lugar de ver a revelação de Deus, o lugar de intimidade, lugar de estar calado, lugar de só ouvir a Jesus e abrir-lhe questões pessoais e mais íntimas.
Quem vai ao ENCONTRO COM DEUS, quem sobe ao monte, é quem está prestando atenção em Jesus, quem está disponível, disposto, sem barreiras; quem está firme no propósito da aliança de oração.
O tempo está chegando. Não deixe nada roubar essa benção de você. Por isso, vigie, se consagre a Deus, reserve essa data. Há um grupo de líderes orando pela sua vida, pedindo, em nome de Jesus, que a glória de Deus venha sobre você!
1) Fazer a oração da glória de Deus, para ver o sobrenatural. Ex:” Senhor, eu quero ver a tua glória, por isso eu vou subir ao monte“. 2) O Ato Profético do corte da fita branca deverá ser acompanhado das seguintes palavras:
Ex.: “Subir ao monte é estar mais perto de Deus. Por isso eu declaro, em nome de Jesus, que estão cortados os laços que te impediam de subir o monte e ter um Encontro Sobrenatural com Deus.”
3) Em seguida será colocada a segunda FITA BRANCA, acompanhada das seguintes palavras:Ex.: “Eu declaro, em nome de Jesus, que os seus olhos espirituais vão se abrir para você ver a glória de Deus”.
4) Todos devem repetir: “DEUS, EU VOU SUBIR O MONTE PARA TER UM ENCONTRO CONTIGO!”
5) Fale sobre sua própria experiência e os benefícios do Encontro com Deus. Também diga a eles para orarem diariamente a oração do sobrenatural.
Ex.: “Eu sou um discípulo de Jesus, porque já entreguei a minha vida a Ele. Por isso eu recebo a benção de Deus para uma vida sobrenatural”.
6) Entregue a cópia do DEVOCIONAL 7 para os aliançados e não esqueça de conferir o DEVOCIONAL nº 6.7) Mantenha contato durante a semana para encoraja-los a irem ao ENCONTRO COM DEUS.
8) Organize o CORREIO do seu novo discípulo. Consiga cartas, fotos, lembrancinhas, etc... Prepare o melhor, para que ele fique bastante impactado!
QUE DEUS TE ABENÇOE! VOCÊ JÁ É UM LÍDER DE SUCESSO... PARABÉNS!!!
Sua Pastora e Discipuladora,
Pra. Mauricéia
DEVOCIONAIS:
DEVOCIONAL 1
Tudo no universo obedece a princípios físicos e espirituais. São princípios eternos criados e regidos por Deus. Devemos seguir os princípios espirituais para andar com Deus.
1) “ As vossas iniquidades fazem separações entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is.59.2)
De acordo com esse versículo, o que nos separa de Deus? O que tapa os ouvidos de Deus para que Ele não ouça as nossas orações?______________________________
2)” Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn.1.26)
Deus nos criou conforme a sua imagem e semelhança. Fomos criados para dar glória a Deus, vencendo o diabo e os anjos decaídos (demônios). O diabo quis ser igual a Deus, mas não conseguiu. Deus o lançou fora do Céu e criou o homem, à sua própria imagem e semelhança. Fomos feitos à imagem de Deus, mas o pecado nos fez semelhantes ao diabo, pois ele vive pecando desde o principio. Jesus nos traz de volta a Deus. Como?
A lei de Deus condena o pecado, apontando o mal. Cristo veio para nos resgatar, para nos limpar do pecado. Ele fez isso por meio do seu sangue derramado na cruz. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar.” (Gl.3.13) Na cruz, Ele assumiu o lugar do primeiro pecador, Adão. Se herdamos a natureza pecaminosa de Adão, também podemos herdar o direito ao perdão oferecido por Jesus.
3) “ Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos.” (I Tm.2.5-6)
Hoje podemos falar com Deus, mas para isso precisamos de um mediador. Quem é esse mediador?_______________________________________________________
4) Leia a oração a seguir, Se ela refletir o desejo do seu coração, então repita orando sinceramente ao nosso Senhor:
“SENHOR, meu Deus, sou pecador(a), descendente de Adão e de todos os pecadores que vieram antes de mim. Desejo ser ouvido(a) por Ti, pois o SENHOR é o único Deus. Eu me arrependo e peço perdão pelos meus pecados. Aceito o perdão por meio de Jesus. SENHOR, meu Deus, ouça a minha voz, peço em nome de Jesus, que morreu na cruz em meu lugar. Minha vida entrego a Ti, os meus problemas, os meus sonhos, as minhas necessidades, tudo entrego e peço que me aceite como filho(a). Peço isso em nome de Jesus!”
DEVOCIONAL 2
Prezado amigo(a), os devocionais foram preparados para lhe ajudar nesta aliança de oração. Na próxima semana, relate-nos como tem sido sua experiência ao fazer esses devocionais.
Assim como existem leis físicas que governam o universo, existem leis espirituais que governam o seu relacionamento com Deus.
O pecado é a quebra da submissão a Deus. A conseqüência dessa quebra é o afastamento dEle e a nossa corrupção espiritual, moral e física.
1) “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3.19)
Leia e repita em voz alta: “ Todo homem é pecador e precisa de arrependimento. Eu sou pecador e preciso de arrependimento.”
O pecado entrou no mundo através da quebra dos princípios divinos, quando o homem renunciou ao governo de Deus para tentar governar a si mesmo. O pecado é, portanto, rebelião e insubmissão à vontade de Deus: “ todo pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23)
O pecado de Adão foi a desobediência, praticada por meio de um furto de algo que não lhe pertencia ( Deus havia proibido Adão comer do fruto).
2) “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23)
Qual é a recompensa do pecado?____________________________________________
E qual é o presente de Deus para quem recebe a Cristo Jesus?_____________________
3) Leia a oração a seguir. Se ele refletir o desejo do seu coração, repita-a orando sinceramente ao nosso Senhor:
“Senhor meu Deus, reconheço que sou pecador(a). Eu confesso e me arrependo: preciso de Ti. Senhor, afasta de mim a morte; Eu aceito a vida eterna como seu filho(a), por meio de Jesus. Em nome de Jesus, eu te chamo de meu Pai. Guia-me para que eu seja uma benção.”
DEVOCIONAL 3
Querido(a) amigo(a), junto a este devocional está o exemplo da oração de Jabez. Voçê deve usa-la também para sua vida todos os dias. Continue a fazer os devocionais. Tal qual um guia passo-a-passo, eles nos conduzem a um entendimento melhor sobre as verdades e riquezas espirituais.
“
Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois o espiritual. O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial. Graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” I Co.15.45-57 Pelo primeiro Adão entrou o pecado no mundo. Pelo último Adão - Jesus Cristo - , a redenção veio ao mundo( ou seja, somos separados de volta para Deus) Jesus é chamado de último Adão, porque através dele Deus deu uma segunda chance à humanidade.
O plano de Deus para sua vida é de restauração. Jesus nos restaura à posição de filhos de Deus, conquistadores, conforme a sua imagem e semelhança.
Aceitar o plano de Deus é entrar na dimensão da graça, ou seja, não aceitar mais viver no pecado como escravo, mas sim viver livre como filho de Deus.
“ Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Rm.6.14
Resumindo, até aqui aprendemos:
Herdamos a natureza pecaminosa de Adão e somente por meio de Jesus é que podemos ser restaurados ao projeto original de Deus, antes do pecado;
Somos pecadores. Se negarmos isto, vamos atrair maldição pois estaremos debaixo do espírito de engano (I Jo.1.8-10);
Devemos reconhecer que somos pecadores e que devemos confessar os pecados (Rm.3.23)
Mediante Jesus, o último Adão, somos perdoados.
ORAÇÃO DE JABEZ:
“Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Que o Senhor me abençoe, e que alargue as minhas fronteiras; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.” I Crônicas 4.10
Jabez foi um homem cujo nome significava “ aquele que causa dor ou sofrimento“. Ele causara sofrimento à sua mãe para nascer. Jabez não se conformou com este decreto que pesava sobre ele, e orou a Deus para que mudasse a sua história e o registro profético de seu nome. O Senhor o ouviu e mudou o sentido de sua vida para o “ mais ilustre entre os seus irmãos”. Jabez viu o céus abertos sobre ele, sua atitude e fé lhe deram a conquista da benção.
Deus pode alargar suas fronteiras também. Voçê pode conquistar. Tenha um tempo de oração, confesse seus pecados a Deus, aceitando a Jesus como seu Salvador pessoal. Entregue a Deus sua vida e receba o direito de ser filho de Deus, conquistador!
DEVOCIONAL 4
Prezado(a) amigo(a), lembre-se: é um passo de cada vez, mas é em direção ao alto que estamos indo. Separe alguns minutinhos com Deus nessa semana para fazer este devocional juntamente com a Oração de Jabez. Amém!?
“Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.” I Corintios 15.22
Adão é colocado como nosso Pai, ou seja, o primeiro homem criado. Isto significa que somos seus descendentes.
O Pecado é um mal hereditário que entrou na genética espiritual de Adão e atingiu a todos os seus descendentes.
1) Leia na Bíblia e complete os seguintes versículos:
Portanto, assim como por um só homem entrou o ________________no mundo, e pelo pecado a ____________, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. ( Romanos 5.12)
No entanto a ________________ reinou desde Adão até____________, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura _______________ que havia de vir. (Jesus)
Romanos 5.14
2) A expressão “ em Adão todos morrem”, significa 100% da humanidade. Todos nós experimentamos a morte porque fomos feitos pecadores. Se 100% da humanidade é pecadora, quem pode ser salvo? _________________________________________________________
Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; (João 1.12)
Faça uma oração dizendo a Deus que você aceita a Jesus Cristo como o seu Salvador, crendo em seu nome:
“Deus Todo-poderoso, eu recebo a Jesus Cristo como o meu Salvador e Senhor, pois creio no nome de Jesus e quero ser um filho de Deus.”
DEVOCIONAL 5
Prezado(a) amigo(a), parabéns por estar acompanhando os devocionais. A perseverança é uma das chaves para o sucesso espiritual.
O QUE JESUS FEZ POR MIM? RENDENÇÃO. Isso, por exemplo, é o ato de uma pessoa ir a uma feira de escravos e pagar o preço cobrado por um escravo e depois de compra-lo, dar-lhe a carta de alforria, tornando-o livre.
1) Jesus pagou o preço por nós. “ Tendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.” Colossenses 2:14-15
2) Como é que podemos ver a grandeza da prova do amor de Deus por nós? Leia Romanos 5: 8,9 e complete: ”Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda ______________________, Cristo _________________ por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu _________________, seremos por ele _______________________ da ira.” (ira contra o pecado, que é a morte eterna).
O desejo de Deus para nós, o que Jesus espera de nós, é uma vida santa. Depois que recebemos o perdão dos pecados e a vida eterna em Cristo Jesus, devemos viver uma vida de santidade.
3) Portanto, o que o crente em Cristo deve fazer se vier a pecar? ________________________
____________________________________________________________________________”Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” IJoão 2.1
4)O que o diabo faz dia e noite diante de Deus? Ele nos _______________________________
“Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.” Apocalipse 12.10
5) O que temos que fazer para obter a vitória contra as acusações do diabo? ___________________________________
“mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1.7-9
6) Em Romanos 6.14 somos informados que não estamos mais debaixo do domínio do ___________________, mas sim que estamos debaixo da _________________ de Cristo.
“Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
O diabo é acusador. Ele vai insistir em dizer que você não foi perdoado coisa nenhuma, que o perdão não pode ser tão simples e tão grande. Mas se pergunte: quem é maior, o perdão ou o pecado, Deus ou o diabo? Você verá que a resposta é o perdão e Deus. Ora, então Deus tem poder para perdoar o pecado e para anular os argumentos do diabo contra você.
Em Miquéias 7.19 está escrito: “ Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” E Deus coloca lá uma placa bem grande “ AQUI É PROIBIDO PESCAR!”
Deus quer ter um ENCONTRO com você e é para isso que Ele está te preparando. Tome posse da vida eterna, do direito de ser filho de Deus por meio de Jesus. Receba o perdão dos seus pecados.
Leia a oração a seguir. Se ele refletir o desejo do seu coração, então repita, orando sinceramente ao SENHOR:
Senhor, meu Deus, meu criador, meu Pai, eu aceito o Teu amor revelado a mim por meio de Jesus, que foi sacrificado em meu lugar na cruz. Hoje, eu aceito o direito de ser feito Seu filho. Eu rejeito todas as acusações do diabo, porque eu me arrependo dos meus pecados passados e creio no Seu perdão. Coloco na minha vida, em nome de Jesus, para que o diabo e todos saibam, uma placa bem grande dizendo: É PROIBIDO PESCAR NO MAR DO ESQUECIMENTO! Creio que Jesus levou consigo para o mar do esquecimento todos os meus pecados e hoje eu sou livre, sou justificado, sou Filho de Deus, pela fé. Louvado sejas Tu, meu Deus, meu Salvador.
DEVOCIONAL 6
Pensando num pai e numa mãe de verdade, que amam seus fihos, não dá para imaginar que abram mão de um de seus filhos dizendo: “ não me importo se perder um, tenho vários!”
Deus é nosso pai, e cada um de nós tem um espaço insubstituível em Seu coração. Ele quer que desenvolvamos nosso caráter e ministério como filhos que Ele gerou.
1) Leia Lucas 19.10 e complete: “
Porque o ______________________________( Jesus ) veio _______________ e __________________ o perdido.” Eu sou a ________________ verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda ____________ em mim que não dá ________________, ele a corta; e toda vara que dá ______________, ele a limpa, para que dê ____________________. Vós já estais limpos pela __________________ que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem _____________________ em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10.10 2) Em João 15.1-5 Jesus disse: “
A nossa chamada é para CRESCER, FRUTIFICAR E REINAR. Não há esterilidade no Reino de Deus. Cumprir o propósito é resultado natural de quem está ligado a Ele. Deus quer que você também cumpra o propósito para o qual foi chamado. Depois de salvos dos nossos pecados e regenerados como filhos de Deus, o propósito é que ganhemos vidas para Deus; salvar seus filhos é o propósito central do coração de Deus, o nosso Pai.
Imagine uma pessoa se afogando porque não sabe nadar. Como ela pode ser salva: puxando os seus próprios braços ou arrancando seus próprios cabelos ou sendo puxada por outra que consegue nadar? A resposta é obvia: sendo puxada por outra pessoa. O pecado é como um peso de muitos quilos amarrado a uma pessoa lançada ao mar, se ela não for liberta do peso, afundará e se afogará com ele. Jesus precisa usar alguém!
Para lhe conduzir ao verdadeiro arrependimento. Arrepender-se é sentir uma profunda tristeza pelo pecado cometido e decidir mudar completamente, não voltando a cometer os mesmos erros.
3) Para que serve o amor de Deus na sua vida?Para que você conheça a grandeza de Deus. Ele é o Senhor de tudo e fez tudo por você;
Para que você ministre este amor a muitas vidas;
Para que você conheça os projetos de Deus para sua vida e realize seu plano e projetos;
Para que você seja santo como Ele é. Santo quer dizer separado para Deus, livre do peso do pecado;
Para que você tenha uma vida plena e abundante.“...
Ilustração
Certo dia, um jovem se rebelou contra seu pai. Ele magoou toda sua família e tornou-se uma pessoa indesejável para ela. Por conta disso, decidiu ir embora dizendo que não precisava de nada, que não precisava do amor de ninguém. Depois de algum tempo ele começou a sentir saudades de casa, mas ficou com medo de voltar, pois tinha quebrado princípios. Resolveu, então, escrever uma carta pedindo perdão e permissão para voltar. Mas, para saber se o receberiam, pediu o seguinte sinal: na casa de seu pai havia uma árvore que podia ser vista pelas pessoas que passavam de trem. Se o pai amarrasse uma bandeira branca na árvore significava que Le estaria perdoado. Caso contrário tudo estaria encerrado. No trem, ele compartilhou sua ansiedade com outro passageiro. O trem se aproximava de sua casa. Como não tinha coragem de olhar, pediu ao seu companheiro de viagem que procurasse uma bandeira branca. Qual não foi a surpresa ao receber a notícia de que não havia uma bandeira branca, mas que a árvore estava toda tomada de bandeirolas brancas; a casa também estava tomada de bandeiras brancas; e o pai estava em cima do telhado balançando uma enorme bandeira branca, gritando aos passageiros do trem: “ Eu te perdôo, eu te amo!” Jesus foi erguido no madeiro; foi crucificado. O próprio Deus que se fez homem para, como uma bandeira estendida,te dizer: Volta logo, eu te amo, eu te perdôo!
Agora mesmo, separe um tempo para falar com Deus. Ore, colocando-se na presença de Deus como seu filho, peça perdão pelos seus pecados e apresente-se como voluntário para frutificar. Declare em voz alta: “EU SOU UMA NOVA PESSOA E QUERO CONHECER MAIS DO AMOR DE DEUS. EU QUERO CRESCER, FRUTIFICAR E REINAR COM CRISTRO.” AMÉM!: DEVOCIONAL 7
Além de querer que desenvolvamos nosso caráter como filhos que Ele gerou, Deus quer que desenvolvamos um relacionamento autêntico com Ele.
1) O propósito da vida de Jesus foi para nos reconquistar e destruir o projeto diabólico no universo. “
Quando recebemos a Jesus como Salvador e Senhor ganhamos o perdão dos pecados, a regeneração espiritual e o direito de sermos filhos de Deus.
Jesus é o amor de Deus que veio a nossa procura: “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” João 15.16
2) Em João 1.12 somos informados: “ a ________________ quantos o receberam, aos que _________________ seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem ____________________ de Deus;”
O Senhor quer que saibamos que somos Seus filhos e herdeiros. Este direito foi conquistado por Jesus; só Jesus pode converter alguém. Só Jesus me faz Filho de Deus.
3) É o Espírito que nos convence do ___________________, da _________________________ e do _______________________. João 16.8
Confiar em Jesus só é possível quando paramos de confiar em nós mesmos, ou seja, quando enxergamos que por melhor que sejamos, por mais boas obras que façamos, por mais religiosos que formos, não somos capazes de salvarmos a nós mesmos. Precisamos de Jesus!
4) A figura abaixo ilustra uma vida na qual Jesus está fora. Há uma completa desarmonia porque o “EU” ocupa o controle.
Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.” I João 3.8 5) Esta figura ilustra uma vida em cujo trono Jesus está. Jesus precisa governar, precisa está no centro de sua vida.
Qual desses quadros tem retratado a sua vida? Como você está vivendo? Faça uma oração agora mesmo pedindo a Jesus que governe a sua vida:
“Deus Todo-Poderoso, eu abro a minha vida e a entrego a Ti e ao Teu Santo Espírito. Pelo que Jesus governe a minha vida. Quero estar 100% no Teu plano. Amém!”
“Deus Todo-Poderoso, eu abro a minha vida e a entrego a Ti e ao Teu Santo Espírito. Pelo que Jesus governe a minha vida. Quero estar 100% no Teu plano. Amém!”